Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Iniciada em 2005, duplicação de avenida em Duque de Caxias já gastou R$ 99 Milhões

Apesar de ter sido iniciada em 2005, a duplicação da RJ-101, em Duque de Caxias, ainda não terminou. Até agora, as obras na antiga Presidente Kennedy — hoje rebatizada de Avenida Leonel de Moura Brizola — custaram R$ 99 milhões aos cofres estaduais.

Quem mora na via ou a cruza entre a Linha Vermelha e a Rodovia Washington Luís (BR-040) sofre com postes de energia no meio da pista, falta de sinalização e até manilhas que atrapalham o trânsito de motoristas e pedestres.
Morador do bairro Pilar, o carreteiro Francisco Anísio da Silva, de 54 anos, já perdeu as contas de quantos acidentes presenciou desde que a duplicação parou quase em frente à sua casa.
— Não há sinalização suficiente para orientar os motoristas sobre o início da pista de mão única. Quando a obra começou, achei que não demoraria muito. Mas, menos de um ano depois, parou tudo — conta.
Apesar de ter uma placa indicando obras próximas ao número 195, no Pilar, nenhum funcionário foi encontrado na área. Os únicos 11 trabalhadores da empresa Oriente Construção Civil, grupo contratado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para tocar a obra, foram localizados na área central do bairro Gramacho, onde faziam um trabalho de drenagem.

No Parque Fluminense, a dificuldade são os postes deixados no meio da pista depois que a mesma foi alargada.
— De noite, já vi motoqueiro batendo no poste, porque a sinalização é ruim e o trabalho foi feito às pressas — revelou um auxiliar de posto de gasolina, que preferiu não ser identificado.
Em Gramacho, pelo menos 15 manilhas estão sobre as calçadas há mais de um ano. Moradora do bairro, a dona de casa Edna Ribeiro, de 46 anos, enfrenta dificuldades todos os dias para atravessar a Presidente Kennedy, que se estende por 15 quilômetros.
— As manilhas atrapalham a visão da gente e, para piorar, tem usuários de drogas se escondendo dentro delas — denuncia.
Promessa de tudo pronto em dezembro
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgao do governo do estado, informou que faltam apenas três quilômetros para serem duplicados na antiga Presidente Kennedy. A previsão é que a obra esteja concluída em dezembro.
De acordo com o DER, neste momento está sendo realizado o "remanejamento de uma adutora da Cedae, de 150 mm, para que se possa dar início à construção de uma galeria de 1.700 metros, que, espera-se, resolverá o problema das enchentes no entorno da rodovia".
Após o término do serviço com a adutora, que tem previsão de ser concluído dentro de 45 dias, será feito também o assentamento das 15 manilhas que estão na área central de Gramacho.
Sobre os postes no meio da pista, o DER disse estar providenciando junto à Light a retirada deles, mas não estipulou qualquer prazo para a conclusão do serviço.

0 comentários:

Postar um comentário