Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de junho de 2012

Projeto da Unigranrio inclui moto fumacê no combate à dengue em Belford Roxo - Educação


Unigranrio, em parceria com Faperj, prefeitura de Belford Roxo e a Fumajet, dá início à campanha de combate ao Aedes aegypti com novas tecnologias, a partir de junho.

O motofog, tecnologia de combate ao mosquito da dengue e a outros vetores, entra em funcionamento em Belford Roxo (RJ), com cinco unidades, a partir de 4 de junho. A cerimônia de lançamento da parceria entre a prefeitura local e a Unigranrio, às 13h, na unidade de Saúde da Família Ererê, s/n, Lote XV, no bairro Parque Colonial, terá a presença do secretário de saúde e demais secretários de Belford Roxo. O motofog faz parte de um projeto de combate à dengue, que conta com recurso da Faperj, apoio das empresas Fumajet e ADD Technologies, além de programa de conscientização de alunos de escolas públicas, idealizado pela Unigranrio, sob a coordenação do professor Sergian Cardozo (docente do curso de Ciências Biológicas – ECS).
Como funciona o motofog – Ele tem o pulverizador adaptado ao cano de descarga e cada moto, armazena 25 litros de inseticida, além de óleo mineral em um reservatório na traseira, incluindo também dois baús laterais para guardar material de proteção. O motoqueiro vai protegido contra o mosquito e entra em vielas, morros, ruas estreitas, terrenos baldios e, principalmente em ferros-velhos. A Secretaria de Saúde conta com cinco motofogs, mais conhecidas como “moto fumacê”, veículo que vai possibilitar o controle do Aedes aegypti e de outros insetos. Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando um maior raio de ação. Borrachudos e pernilongos também são eliminados a cada ação dos motofogs. Outro fato relevante é que a emissão de gás carbono da moto é 70% menor do que no carro.
Município reúne tecnologia de empresas e apoio da Unigranrio no processo de conscientização de alunos e comunidade – Estima-se que haja 10 mil casos dessa doença nesse município, motivo que levou a secretaria municipal de Saúde a promover uma ofensiva contra o mosquito Aedes aegypti, a partir de junho, com a colaboração de professores e acadêmicos da Unigranrio. As cinco motocicletas (veja foto) serão utilizadas para pulverizar com fumacê áreas de difícil acesso, nas áreas urbana e rural. Programas de conscientização de alunos das escolas públicas também estão na esteira desse projeto, liderado pelo professor do Curso de Ciências Biológicas (ECS) e coordenador do Curso de Especialização em Ciências do Laboratório Clínico e Diagnóstico in vitro de Ciências Biológicas da Unigranrio, Sergian Vianna Cardozo.
Aumento do número de casos do tipo 4 – O estado do Rio já contabilizou 103.383 casos de dengue e 22 mortes confirmadas por essa doença, somente em 2012. Os responsáveis pela campanha contra a dengue analisam que houve aumento do número de casos do tipo 4 da dengue (que é novo no estado), também em Belford Roxo. Apesar de a população local estar vulnerável ao vírus, por não ter desenvolvido resistência a ele, esse tipo é menos agressivo, segundo especialistas do governo.
Equipe de trabalho desse projeto: Sergian Cardozo (coordenador), Carlos Henrique de Freitas Burity, Mônica Prantera, Roberta Rego, Luciana Leda, Wellington Matos, Március Victório da Costa, Marcelo Costa Machado, Janaína Braga, Jaqueline Alves de Oliveira e Leandro Duarte da Silva fazem parte deste trabalho. Essa equipe realizará atividades de diagnóstico e identificação nas dependências da Unigranrio, em laboratório estruturado com recursos dessa universidade e da Faperj, no campus Caxias.

0 comentários:

Postar um comentário