Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de junho de 2012

RIO+20 MOVIMENTA DUQUE DE CAXIAS - Meio Ambiente

Fundação João Mangabeira organizou ato nas feiras da cidade para conscientizar população



A questão da sustentabilidade que vem sendo discutida por vários setores da sociedade na conferência Rio +20, precisa necessariamente passar por aqueles que realmente necessitam por melhores condições em termos de qualidade de vida, a população. Principalmente aqueles que residem nos municípios da Baixada Fluminense, em especial Duque de Caxias. Com mais de 900 mil habitantes, parte destas pessoas enfrentam problemas que não deveriam integrar o seu cotidiano como falta de água, falta de saneamento básico, coleta de lixo, mobilidade, rios poluídos entre outras questões.
Para conscientizar o morador de Duque de Caxias, a Fundação João Mangabeira, os diretórios estadual e municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), promoveram neste domingo (17/6), ato nas seis feiras da cidade com o objetivo de mostrar à população a importância de se discutir e debater os problemas que afetam o cidadão.
“ É fundamental trazermos para Caxias o debate sobre sustentabilidade. Não se pode discutir meio ambiente quando a cidade tem problemas sérios como falta d’água, saneamento, coleta de lixo, rios poluídos, ruas sem calçamento, problemas de moradia, enchente a cada chuva que cai na cidade. Cabe a nós,cidadãos, trazer para nossa porta este tema e debater os meios de tornar Duque de Caxias uma cidade sustentável”, afirma o deputado federal e conselheiro da Fundação João Mangabeira, Alexandre Cardoso.
O presidente do diretório municipal do PSB de Duque de Caxias, Dr. Del destacou a necessidade do morador de Caxias de cobrar das autoridades meios de melhorar a qualidade de vida da população. “Caxias tem problemas graves que exigem das autoridades ações imediatas para tornar a vida do morador da cidade mais digna. A preservação do meio ambiente começa no local onde as pessoas vivem”, diz.

Lixo e descaso em plena conferência
Enquanto organizações não governamentais e representantes de entidades civis, além de chefes de estados discutem propostas para salvar o planeta o morador de Duque de Caxias convive com uma realidade bem diferente: lixo amontoado pelas ruas e na frente das residências.
Moradora de Imbariê, Priscila Brazilino lamenta que um serviço que é obrigação do poder público municipal não é prestado adequadamente. “Minha rua está tomada pelo lixo e não passa um caminhão para recolher. É um absurdo!”, reclama.
Daniele Cristina, residente em Vila Maria, convive com a mesma situação. “O lixo está jogado para quem quiser ver. Não entendo como se faz uma reunião sobre o meio ambiente e aqui em Caxias não existe coleta de lixo? Isto não está certo”, diz revoltada.

0 comentários:

Postar um comentário