Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Encontro de ex-alunos comemora os 48 anos do C. E. Barão de Mauá - Educação

VI Encontrão de ex-alunos marca a aposentadoria do diretor Jonas Pedrosa e o lançamento de obra de construção do novo prédio do colégio de Xerém


Pelo sexto ano consecutivo, os ex-alunos do Colégio Estadual Barão de Mauá, localizado em Xerém, reúnem-se para um grande encontro de confraternização. Esse ano o encontro marca, além do reencontro de alunos e professores, a despedida por motivo de aposentadoria do aluno fundador e diretor Jonas Pedrosa e o início das obras para a construção do novo prédio escolar.
A história do professor de Educação Física e Diretor do Barão de Mauá por quatro mandatos, confunde-se com a do próprio colégio. Próximo de festejar 70 anos idade, Jonas Pedrosa emociona-se ao recordar quando tudo começou, há 52 anos. “Falar do Colégio Barão de Mauá é como saciar minha fome ou minha sede. A fundação do colégio foi um projeto ousado que partiu da sede por educação de 19 rapazes, entre eles eu. Na época só tínhamos a Escola Santo Antônio - ESA, mantida pela Fábrica Nacional de Motores - FNM. Mesmo com as dificuldades encontradas, o grupo não se intimidou e foi atrás do seu sonho!”, relata Jonas.
O apoio para a criação do novo colégio foi dada pela Campanha Nacional de Educandários gratuitos. A FNM cedeu o espaço e as aulas foram iniciadas em salas cedidas pelo ESA. O curso ginasial ficou instalado no ESA por quatro anos, até ser construído o prédio escolar que exite até hoje. O colégio ganhou inicialmente, o nome de Embaixador Alcebíades Peçanha e começou com quase 50 alunos inscritos. Depois de dois anos de atividades, o Governo do Estado assumiu o projeto. A partir daí a escola passou a se chamar Ginásio Barão de Mauá. “Quando formamos a primeira turma de ginásio, pedimos a autorização do Estado para que fosse iniciado de imediato o curso de 2º Grau, o Ensino Médio de hoje. E o colégio passou a se chamar Colégio Estadual Barão de Mauá”, conta emocionado.
Nesses 48 anos, o Barão de Mauá formou centenas de alunos em cursos de Química, Mecânica, Auxiliar de Enfermagem, Comércio e Contabilidade. Hoje o Colégio tem dois tipos de formação, de Professores (o antigo Curso Normal) e no Ensino Médio, divididas em 37 turmas, nos três turnos. “Ao festejar os 48 anos do Colégio, a população ganha um presente, a construção de um novo prédio, no padrão das modernas escolas estaduais. Com isso, o Barão de Mauá vai prosseguir cumprindo sua função, de educar e formar adolescentes e jovens para a vida e para o mercado de trabalho”, diz Jonas Pedrosa.
O novo projeto educacional para o Barão de Mauá está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, a partir de verba disponibilizada pelo Governo Federal. O projeto está sendo acompanhamento pelo Deputado Estadual Rosenverg Reis.

Organização quer fazer do VI Encontrão uma grande festa – Os Encontrões do C.E.B.M. começaram com a intenção de reunir ex-alunos e ex-professores dos anos de 1970 a 1980. A ideia já havia sido lançada pelo Diretor Jonas Pedrosa há algum tempo. Segundo Tânia Rosa Pereira, ex-aluna e umas das organizadoras do evento, a intenção sempre foi de reunir ex-alunos para confraternizar e prestar homenagens. Esse ano a organização quer reunir o maior número possível de participantes e fazer uma grande homenagem ao colégio e a todos que construíram essa história. “A ideia da homenagem veio ao sabermos que este seria o último ano do Jonas Pedroza na direção do Barão de Mauá, pois irá se aposentar, e pela aprovação da verba para as obras no prédio escolar e área esportiva. Esse VI Encontrão tomou uma dimensão maior que os outros e está atraindo muitos ex-alunos. Quem não foi aluno do Barão também é bem-vindo, pois será um dia de muita alegria e emoção. Essa é sexta edição e a mais especial, pois temos a construção do novo prédio, a aposentadoria do Jonas Pedrosa, o aniversário do colégio”, destaca Tânia Rosa.

Serviço: 
VI ENCONTRÃO DO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ
Xerém, 14 de Julho, a partir das 11h. A festa vai se estender por todo o dia, com apresentação da Banda Marcial, Quadrilha Julhina e exposição de fotos e vídeos da história do colégio; barracas com comidas típicas e bebidas. Mais informações pelo Facebook no Grupo VI Encontrão do CEBM /e-mail trptania@gmail.com.br / telefone (21) 9911-0518