É grande a procura pelos cursos de profissionalização oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Até a manhã desta sexta-feira (03/02), já tinham se inscrito 194.130 pessoas interessadas em fazer uma qualificação de curta duração para ingressarem no mercado de trabalho ainda este ano. A oferta total é de 112.090 vagas, a maior já feita pelo Estado. As aulas serão realizadas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) e em outras unidades da rede localizadas em todas as regiões do estado. Em Duque de Caxias o número de inscritos para as quase 9 mil vagas já é de 18.706.
O prazo de inscrição, que começou no dia 10 de janeiro após o lançamento dos cursos feito pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, termina no dia 05 deste mês. No dia 06, a Faetec realiza o sorteio público das vagas. A listagem será divulgada no site da fundação no dia seguinte, 7 de fevereiro. A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 7 a 12 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 5 março.
A inscrição deverá ser feita somente pela internet, no site www.faetec.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP.
Os contemplados deverão comparecer à unidade escolar do curso para o qual foram sorteados levando certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso pretendido. O candidato que não comprovar as informações solicitadas no ato da matrícula terá sua inscrição cancelada.
Formação para o mercado de trabalho
Os cursos oferecidos pela Faetec regionalizam a mão de obra e formam profissionais em todas as regiões. Além dos jovens, os cursos podem ser feitos por pessoas que já trabalham e querem se qualificar ainda mais para encarar os desafios e o bom momento que o Rio de Janeiro está vivendo. O estado é líder na atração de investimentos e estamos oferecendo para as empresas um trabalhador qualificado – diz o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
0 comentários:
Postar um comentário