Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Marcelo Matos fala na Câmara sobre preocupação com as enchentes

Ao retomar os trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 7 de fevereiro, o deputado Marcelo Matos (PDT-RJ) falou em plenário sobre sua preocupação com as enchentes que afetaram o Estado do Rio de Janeiro e outros estados do País e as poucas providências que foram tomadas até agora.

Ele citou artigo de sua autoria, publicado nesta terça-feira, dia 7, no jornal O Dia, e lembrou que centenas de pessoas sofreram e sofrem por perderem suas casas e entes queridos. Citou a atuação, na Câmara, da Comissão Especial de Medidas Preventivas e Saneadoras de Catástrofes Climáticas, cujo relatório foi entregue no final do ano passado e propõe, entre outras ações, apoio técnico e financeiro por parte do governo federal para instalação de centros de operações de desastres. Leia a íntegra do pronunciamento do parlamentar:



Excelentíssimo Senhor Presidente, Nobres parlamentares,
Ao retornar a este plenário para os trabalhos legislativos deste ano gostaria de registrar artigo publicado na edição de hoje do jornal O Dia, de minha autoria, onde coloco a necessidade urgente de serem executadas ações mais concretas para se evitar novas enchentes e mortes Brasil afora.
Janeiro terminou com registros de inúmeras tragédias ocasionadas por enchentes no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Lembro que centenas de pessoas sofreram e sofrem por perderem suas casas e entes queridos. Cito a atuação, na Câmara, da Comissão Especial de Medidas Preventivas e Saneadoras de Catástrofes Climáticas, cujo relatório foi entregue no final do ano passado e propõe, entre outras ações, apoio técnico e financeiro por parte do governo federal para instalação de centros de operações de desastres.
As estatísticas não são boas: entre 2000 e 2010, pelo menos duas mil pessoas morreram em acidentes climáticos. Somente em 2010, 883 ocorrências foram comunicadas à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Somando a este número os mortos durante as chuvas que devastaram a Região Serrana do Rio, naquele ano, o total de óbitos chegou a cerca de três mil.
Não podemos mais esperar. Peço que a íntegra deste pronunciamento seja dada como lida e que o referido artigo seja registrado nos Anais desta Casa. Muito obrigado!
Sala de sessões, 7 de fevereiro de 2012.
Marcelo Matos
PDT/RJ

0 comentários:

Postar um comentário