Sorria, você pode estar sendo filmado por uma das 20 câmeras do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), instaladas nas ruas do primeiro distrito de Duque de Caxias.
Representantes da empresa Policon fizeram uma apresentação na sede da Guarda Municipal, nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, sobre o funcionamento dos equipamentos. A expectativa é de que todo o centro esteja monitorado por câmeras em cerca de duas semanas, trabalho que deve ser estendido aos demais distritos da cidade.
As câmeras serão monitoradas pelo Centro de Operação da Guarda Municipal. O trabalho será feito em sincronia com o 15º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e delegacias da área, além da Polícia Rodoviária Federal. A nova tecnologia permite que sejam enviados apenas os dados escolhidos de uma imagem, com zoom em HD, sem perda dos demais detalhes.
A empresa fabricante dos equipamentos, de origem canadense, é responsável pelo monitoramento em cidades e estádios da Europa, como o Arsenal e Chelsea, de Londres, na Inglaterra. Lá são usados equipamentos de última geração, tecnologia que será importada para Duque de Caxias no decorrer da ampliação.
Os locais onde as câmeras serão instaladas, por medida de segurança, é mantido em sigilo. Técnicos da empresa já estão em campo, acompanhado de agentes da Guarda Municipal, fazendo a checagem dos pontos considerados vulneráveis, que irão receber os equipamentos.
Para a coordenadora do programa Ronda Escolar, Terezinha Lobo, as câmeras vão ajudar também na prevenção de criminosos que queiram abordar estudantes nas ruas e próximo às escolas. “Elas permitirão a extensão do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal nas escolas, através da sincronia com as outras instituições de segurança”, observou Terezinha.
Para o secretário de Segurança, Francisco Alves da Fonseca Neto, “a apresentação feita pela empresa foi muito boa, deixando nossos guardas muito a vontade e tranquilos sobre o trabalho a ser feito”, concluiu o secretário.
0 comentários:
Postar um comentário