A equipe de treinamento da Secretaria de Defesa Civil do Município do Rio irá realizar um treinamento com Diretores de Unidades Escolares e membros da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no dia 16 de fevereiro, às 9h, no auditório da Presidência para o inicio das ações que acontecerão na rede para o combate à Dengue.
A convocação dos diretores das Unidades Escolares de Educação Básica, Infantil, Técnica, Ensino Fundamental, Médio e Técnico, feita pelo presidente da Faetec, Celso Pansera, tem o objetivo de mobilizar todos os funcionários da Rede a fazerem parte da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado do Rio para conscientização da população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da Dengue.
Os primeiros selecionados foram a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Escolas Técnicas e Escola Especial Favo de Mel. E o treinamento terá 3 horas de duração.
Em março, uma equipe de combate ao mosquito de cada unidade escolar da Rede, irá realizar um trabalho continuo de identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito, com o auxílio dos agentes de saúde do Estado. Os grupos serão formados por um representante da Direção e da Administração, um Inspetor de alunos e um Auxiliar de Serviços Gerais.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Rio, se cada pessoa dedicar apenas 10 minutos do seu dia, uma vez por semana, ao combate da Dengue, o ciclo de vida do mosquito, que dura de 7 a 10 dias, pode ser interrompido. O projeto institucional pretende ultrapassar a sala de aula e atender questões operacionais como medida de prevenção da doença.
A fiscalização acontecerá semanalmente e cada unidade da rede receberá uma lista de verificação, com orientações sobre os locais mais propícios de proliferação do Aedes Aegypti. A cada três meses, serão encaminhados à diretoria responsável pela unidade, relatórios de acompanhamento do projeto para a que toda a rede tenha uma ação integrada.
Algumas das unidades da Faetec já fazem projetos pedagógicos visando o combate da Dengue, por meio de palestras e divulgação de informações de prevenção. Essas ações serão mantidas em paralelo ao projeto.
Saiba mais
Segundo o Ministério da Saúde a Dengue é uma doença que afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil 70% dos casos acontecem no período de janeiro a maio, porém as condições climáticas favoráveis fazem com que a proliferação do mosquito dure o ano todo.
Entre em contato com a Secretaria de Saúde do Rio, pelo número: (21) 3523-4025 para informar sobre possíveis focos do mosquito.
Fonte: http://www.faetec.rj.gov.br
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário