Representantes da Defesa Civil de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé e São João de Meriti, participaram na manhã de quinta-feira, 29 de março, do “Workshop Estadual – Marco de Ação de Hyogo”, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil na Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE).
O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias.
Entre os participantes, os tenentes coronéis bombeiros Paulo Renato, da Escola de Defesa Civil (ESDEC); Oliveira Freire, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC); além do diretor da Defesa Civil de Duque de Caxias, Luiz Cláudio Menezes. Dos municípios convidados para o evento, Belford Roxo e Guapimirim não mandaram representantes.
O Marco de Ação de Hyogo (MAH) – estabelecido em um congresso na província de Hyogo, no Japão – é o instrumento mais importante para a implementação de redução de riscos de desastres adotados pelos estados membros das Nações Unidas. Entre os objetivos do marco estão à redução das perdas nos desastres de vidas humanas e bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades. Ele visa também, estimular o desenvolvimento de ações de prevenção de desastres e preparação para emergências nos municípios.
Durante o encontro foram discutidas ações do Marco de Ação de Hoygo e suas cinco prioridades em relação aos riscos de desastres: fazer com que a redução deles seja uma prioridade; conhecê-los e tomar medidas para combatê-los; desenvolver uma maior compreensão e conscientização sobre eles; reduzi-os; e estar preparado e pronto para atuar contra os desastres.
O próximo workshop do estado será no dia 14 de abril em Queimados, reunindo os municípios de Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Seropédica e da cidade anfitriã
0 comentários:
Postar um comentário