Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Unigranrio ajuda a preencher IRPF 2012 no estado

A Unigranrio tem um recado para quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ou não sabe como fazê-la.


Paulo Sant’Anna, coordenador do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, vai colocar cerca de 200 alunos e professores desse curso à disposição dos contribuintes do IRPF, a partir do próximo dia 17, sempre aos sábados, das 9 às 16h. Nesta sétima edição haverá ampliação dos postos de atendimento, nas seguintes unidades da Unigranrio: Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Magé, Macaé e Rio de Janeiro (campus Lapa e Carioca Shopping). A entrega a declaração vai somente até 30 de abril. Informações: (21) 2672.7897.  http://www.unigranrio.br/ .
Unigranrio ajudará a preencher cerca de 10 mil declarações – Neste ano, os organizadores dessa campanha esperam atender cerca de 10 mil pessoas em todo o estado. Os universitários darão suporte aos contribuintes, que deverão portar documento de identidade, número do título de leitor, comprovante de residência, de rendimentos e conta bancária, somente para quem tiver restituição. Para obter a cópia eletrônica da declaração, basta levar um pendrive aos postos de declaração do IRPF. Segundo, Paulo Sant’Anna, a declaração é feita em torno de cinco minutos.
Educação fiscal e formação cidadã – O programa do IR deste ano, tal como o aplicativo necessário para enviar o documento, estão à disposição para download na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Paulo Sant’Anna adianta que há poucas alterações no programa do IR deste ano, mas lembrou que “o trabalho voluntário dos alunos e professores é garantia de um processo de cidadania e de formação profissional, sendo que os acadêmicos passam por um treinamento especializado, a cada ano”.
Implicações para quem não declarar o IRPF- Paulo San’tAnna ressalta que a não declaração do IRPF no prazo atribuído implica multa mínima de R$165,74, acumulando em 1% a cada mês, sendo o valor máximo da multa de 20% do imposto devido. “Quem não enviar a declaração de IRPF dentro do prazo de um ano fica com a inscrição pendente no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso a omissão ocorra por dois anos, o CPF é suspenso. E isso impede que qualquer pessoa abra conta em bancos, faça concurso público, tire passaporte, receba benefícios da Previdência, ou compre produtos financiados”, conclui.
A previsão do Fisco é que sejam enviadas 25 milhões de declarações este ano. Em 2011, o número chegou a 24,3 milhões de declarações. Paulo Sant’Anna dá outro alerta importante: “Todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$23.499,15 no ano passado são obrigados a entregar a declaração.

Locais de atendimento e dias de atendimento (sempre às 16h):
Duque de Caxias, à Rua Prof. José de Souza Hertdy, 1.160, bairro de 25 de Agosto (RJ).
Dias: 17, 24 e 31 de março; e 14 e 28 de abril.

0 comentários:

Postar um comentário