Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O CIEP que Darcy sonhou e que Brizola fez deu frutos…


Ísis Gabriele de Oliveira Fonte estudou desde a alfabetização ao 9° ano (antiga 8ª série) no 391° CIEP construído pelo ex-governador Leonel Brizola, em Maricá, o CIEP Professor Robson Mendonça. Aluna residente no CIEP, a jovem teve a felicidade de ter pertencido a uma escola que considera ideal e diz que deve a esta oportunidade toda a sua formação intelectual e humana. Quantos jovens podem dizer o mesmo hoje no Brasil sobre a escola que estudam ou que estudaram, seja ela pública ou privada?
“Tenho muito orgulho de ter sido formada pelo CIEP num tempo em que ele era uma escola completa e de qualidade. Da refeição balanceada às aulas com professores e funcionários dedicados e comprometidos com aquele projeto, as atividades culturais, enfim, aquela escola era ideal e tenho muita saudade. Foi com muita dor que assisti o desmantelamento dos CIEPs aos quais me sinto ligada até hoje, e que para mim é referencia do que deve ser uma escola pública de qualidade”, disse a ex-aluna do CIEP de Maricá, terra amada por Darcy Ribeiro.




Ontem Ísis Gabriela fez parte da mesa do Plenário Teotônio Vilela, que homenageava a educadora Lia de Faria, uma das maiores especialistas em políticas públicas na área de educação no Brasil e grande colaboradora do projeto educacional de Darcy Ribeiro, colocado em prática pelo ex-governador Leonel Brizola nos anos 80 e início dos 90.
Na mesma mesa, estavam o ex- reitor da UERJ, Hésio Cordeiro, a diretora da Faculdade de Educação da UERJ, Rosane Glatt, a professora Maria Luiza Pontes, também da UERJ, a filha da homenageada e pedagoga da secretaria municipal de educação, Adriana Silvestre, a secretária municipal de educação, Claudia Costin, o deputado estadual Paulo Ramos, e o vereador Leonel Brizola Neto, autor da homenagem.




Foi impossível não notar que entre todos os ótimos depoimentos, incluindo o da homenageada, que é um prodígio em falar sobre qualquer assunto, principalmente sobre educacão, que é o que a move, o depoimento de Isis teve um sabor especial. Bonita, inteligente, bem articulada e muito tranquila em meio as autoridades e educadores de destaque que estavam presentes, a jovem era a prova viva do poder do CIEP que Brizola e Darcy idealizaram para resgatar a autoestima do povo brasileiro e o sentimento de cidadania e dignidade. Ísis teve o que Brizola lutou para dar a todos: oportunidade.




Ouso dizer que Darcy Ribeiro, como o Pigmaleão da mitologia grega, se apaixonaria de imediato pela sua “criação”, e Brizola, se estivesse ali, certamente diria apontando para a bela Ísis: “Este é o socialismo moreno!”




Fonte: Leonel Brizola Neto (Assessoria)

0 comentários:

Postar um comentário