Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Faetec inaugura canteiro escola no aterro sanitário de Jardim Gramacho - Educação

São mais de mil vagas em cursos profissionalizantes para os trabalhadores da região. O prazo vai até 15 de junho.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, oferece a partir do próximo dia 2 de junho (sábado) treinamento profissional no entorno do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. As inscrições, gratuitas, serão abertas no dia 4 de junho e podem ser feitas no próprio local, onde será instalado um polo de atendimento. O prazo vai até 15 de junho.
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), vai oferecer 1.320 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos com o objetivo de requalificar os profissionais que dependiam das atividades econômicas da área, principalmente os catadores de materiais recicláveis.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o projeto Canteiro Escola é uma esperança real e imediata de qualificação profissional.
- Os trabalhadores que dependiam do aterro para sua subsistência vão ser qualificados para que tenham novas oportunidades no mercado de trabalho – afirmou.
Um total de R$ 250 mil foi investido para oferecer a estrutura de 936m², onde funcionará o Canteiro Escola. O público terá as seguintes oportunidades de formação: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador Predial, Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, além de Informática (nível básico). Os cursos vão funcionar de junho a dezembro desse ano e contam com o apoio da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG).
O trabalho de reaproveitamento dos resíduos garante, há mais de 30 anos, o sustento de aproximadamente 15 mil famílias do aterro e do seu entorno.
- O projeto visa minimizar os impactos do fechamento do lixão, ampliando as chances de geração de trabalho e renda para os catadores – explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.
A seleção para as vagas acontecerá por sorteio, realizado em 16 de junho, também no local. O período para efetivação da matrícula será dos dias 18 a 20. E o início das aulas será em 25 de junho. Para chegar em Jardim Gramacho, é necessário pegar a Rod.Washington Luiz, 6.720.
Jd. Gramacho – RJ (saída 120). O ponto de referência é o Feirão das Malhas.
Fonte: Portal de Notícias Caxias Digital 

0 comentários:

Postar um comentário