Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 31 de março de 2012

Defesa Civil discute propostas para redução de desastres

Representantes da Defesa Civil de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Magé e São João de Meriti, participaram na manhã de quinta-feira, 29 de março, do “Workshop Estadual – Marco de Ação de Hyogo”, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil na Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE).



O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil de Duque de Caxias.
Entre os participantes, os tenentes coronéis bombeiros Paulo Renato, da Escola de Defesa Civil (ESDEC); Oliveira Freire, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Baixada Fluminense (REDEC); além do diretor da Defesa Civil de Duque de Caxias, Luiz Cláudio Menezes. Dos municípios convidados para o evento, Belford Roxo e Guapimirim não mandaram representantes.
O Marco de Ação de Hyogo (MAH) – estabelecido em um congresso na província de Hyogo, no Japão – é o instrumento mais importante para a implementação de redução de riscos de desastres adotados pelos estados membros das Nações Unidas. Entre os objetivos do marco estão à redução das perdas nos desastres de vidas humanas e bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades. Ele visa também, estimular o desenvolvimento de ações de prevenção de desastres e preparação para emergências nos municípios.
Durante o encontro foram discutidas ações do Marco de Ação de Hoygo e suas cinco prioridades em relação aos riscos de desastres: fazer com que a redução deles seja uma prioridade; conhecê-los e tomar medidas para combatê-los; desenvolver uma maior compreensão e conscientização sobre eles; reduzi-os; e estar preparado e pronto para atuar contra os desastres.
O próximo workshop do estado será no dia 14 de abril em Queimados, reunindo os municípios de Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Seropédica e da cidade anfitriã

0 comentários:

Postar um comentário