Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Grupo da UnB quebra segurança de urnas



Um grupo formado por estudantes e servidores da UnB (Universidade de Brasília) conseguiu quebrar a o sistema de segurança das urnas eletrónicas que serão usadas nas eleições de outubro.
Eles participam dos testes de segurança do equipamento que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza nesta semana.
Segundo o tribunal, porém, o feito da equipe da UnB não se trata de uma quebra de sigilo dos votos, pois não conseguiu relacionar o nome dos eleitores com os votos digitados na urna.
O que a equipe da UnB conseguiu foi organizar os votos na ordem cronológica em que foram registrados em uma das urnas.
Segundo o coordenador do grupo da universidade, professor Diego Aranha, do Departamento de Ciência UnB, seria preciso que um hacker ficasse guardando a ordem de votação de cada eleitor para que a violação fosse possível, pois a lista que fica na mesa é arranjada em ordem alfabética.
O TSE explica que os votos digitados na urna são gravados de forma aleatória, a partir de um algoritmo computacional, o que impede seu sequenciamento, uma vez que são embaralhados digitalmente na hora em que são gravados.
O teste da equipe da UnB conseguiu, a partir desse sistema, refazer a ordem com que os votos foram digitados, mas não conseguiu identificar os eleitores que efetivamente digitaram os votos no equipamento.

Fonte: Blog do Lobo

0 comentários:

Postar um comentário