O encontro temático reuniu pessoas ligadas a cultura do município para debaterem sobre as expectativas e o que deve mudar na cidade nesta área. As ações nos distritos não estão encerradas, em breve novos encontros serão realizados, dando a oportunidade à população de expor suas ideias e sugestões.
O encontro teve a participação do presidente estadual do PSB, deputado federal Alexandre Cardoso que classificou como fundamental para o município por oferecer aos representantes do setor, a chance de discutir como a cultura deve chegar ao morador da cidade. “Este modelo de fazer uma parceria com os segmentos foi posto em prática em Curitiba, Belo Horizonte e em Pernambuco, cidades e estado administrado pelo PSB. Não podemos imaginar que o artista viva esperando o dinheiro cair do céu. As prefeituras precisam ter um modelo que associe atividades culturais e ao lazer. A cidade poderia ter, por exemplo, um espaço que abrigasse desde uma quadra poliesportiva , restaurantes, área para exposições e shows. Considero fundamental que a população tenha a cultura no seu cotidiano”, afirmou o presidente estadual do PSB.
O historiador Alexandre Marques explicou que a Secretaria Municipal de Cultura tem um orçamento para o setor na faixa de R$ 2 milhões. “ Atualmente são investidos 0,18% do orçamento nesta área, o ideal seria aumentar este percentual para 1%, como determina a legislação federal “, disse.
A dificuldade de acesso a verba pública, falta de política de apoio ao artista independente, a pouca operacionalidade do Conselho Municipal de Cultura foram algumas das criticas feitas pelos participantes do encontro.
Na avaliação de PH, representante dos grupos de Hip Hop, é importante que o poder público leve a cultura às comunidades carentes. “ Acho muito bom que a cidade tenha vários museu, mas defendo a ideia da Secretaria de Cultura de Caxias criar projetos que atendam as comunidades carentes que não têm acesso a teatros, museus e shows”, propôs.
Entre as propostas que poderiam mudar o quadro da Cultura no município,está a descentralização e democratização das atividades culturais, implantar um programa de incentivo a leitura, implantar a lei de municipal de incentivo à cultura, incentivar as Parcerias Público- Privada (PPP).
Fonte: PSB Caxias
0 comentários:
Postar um comentário