Subscribe:

Redes Sociais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inclusão de pessoas com síndrome de Down ainda é desafio para o Brasil



Qual o limite para o desenvolvimento de uma pessoa? E para o desenvolvimento de uma pessoa com síndrome de Down? Hoje se sabe que a resposta para as duas perguntas é a mesma: não há limites. Mas nem sempre foi assim. O preconceito do passado fez com que inúmeras pessoas com síndrome de Down não tivessem acesso ao estímulo necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. Superado os preconceitos, o Brasil tem o desafio de atender os 300 mil brasileiros com Down, segundo dados do IBGE. Nesta quarta-feira (21), o lançamento de um portal sobre o tema marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down no Congresso Nacional.

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, colocou a inserção de pessoas com Down no ensino regular como um dos principais desafios da educação no País. “Acreditamos que esse é o melhor caminho para a inclusão”, afirmou.  De acordo com o ministro, em 2000, 81 mil crianças com algum tipo de deficiência frequentavam escolas. Doze anos depois, esse número saltou para 558 mil crianças e jovens. Nestes números se inserem as pessoas com Down, que, como características da síndrome, apresentam retardo mental – de leve a moderado – e alguns problemas clínicos associados. Ainda segundo o Mercadante, 378 mil crianças deficientes, abaixo da linha da pobreza, ainda estão fora das salas de aula. 

Quem já superou essa etapa da escola, continua quebrando os limites. Segundo o Ministério da Educação, 18 jovens com síndrome de Down cursam ensino superior no País. Kallil Assis Tavares, de 21 anos, é um deles. O jovem passou no vestibular para o curso de Geografia da Universidade Federal do Goiás (UFG). Mas as pessoas com a síndrome se destacam em muitas áreas, principalmente nas artes, como músicos, artistas plásticos, dançarinos.

Há sete anos o deputado federal Romário (PSB-RJ) teve a filha Ivy. A pequena com a síndrome mudou a vida do ex-jogador de futebol. “Passei a ser mais atento, mais ligado na causa. Vocês fizeram um Romário melhor como ser humano, mais participativo na sociedade”, disse o parlamentar ao se dirigir para o público do evento, composto por jovens com síndrome de Down e seus familiares. A inclusão de pessoas com deficiência e com a síndrome é uma das bandeiras de Romário como político. “Tenham confiança de que, a cada dia, o espaço de vocês na sociedade vai aumentar”, garantiu.

Ano passado a presidente Dilma Rousseff lançou o programa Viver Sem Limites, que concentrará investimentos em acessibilidade, educação, saúde e capacitação profissional de pessoas com deficiência.

Portal Down – O site www.movimentodown.org.br  lançado hoje terá informações sobre saúde, desenvolvimento e assistência de pessoas com síndrome de Down. O portal é considerado um avanço para pais de crianças com Down. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pai de uma criança portadora de Down, comemorou a iniciativa. “Na época do nascimento da Beatriz [em junho de 2010] não tinha um site onde eu pudesse achar mais informações e trocar experiências com outras famílias.”

0 comentários:

Postar um comentário